Home > Blog > Guia de Estudos > Como estudar de forma mais produtiva

Como estudar de forma mais produtiva

Você tem dificuldade para conseguir estudar? Gostaria de aprender como realizar essa tarefa? Para entrar em uma faculdade pelo Enem ou Vestibular é necessário um bom rendimentos nos estudos, mas fique tranquilo que nós te daremos uma receita sobre como estudar e apresentar bons resultados.

pessoa estudando

Tópicos

  • 1. Comece pelo básico
  • 2. Você não vai lembrar de tudo!
  • 3. Conheça o conteúdo da matéria que vai estudar
  • 4. Organização
  • 5. Local
  • 6. Resolva exercícios
  • 7. Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas
  • 8. Escreva para aprender
  • 9. Ensine para aprender
  • 10. Não está aprendendo?
  • 11. Não desanime dos estudos

Veja Como Estudar

1. Comece pelo básico

Antes de pegar um material com muito conteúdo, e começar a estudar, pegue alguns resumos, assista a videoaulas curtas, e veja o que é mais importante na matéria, saiba os temas mais relevantes, e o que é mais cobrado na prova, e como as questões aparecem. Além disso, um material com muito conteúdo pode (e vai) ser assustador, então pode te fazer desistir, por pensar que não está aprendendo, pelo fato de ter muito conteúdo, e por estudar tudo como se tivesse a mesma importância, você não prioriza o mais importante.

2. Você não vai lembrar de tudo!

Sempre que estudar, faça a sua ficha: escreva a data, o nome do livro, anote os temas estudados, títulos e subtítulos, faça resumos simples, anote os pontos principais, palavra-chave. Depois faça um breve relato sobre o conteúdo estudado. Isso tudo pode até ser um pouco trabalhoso, mas vai facilitar muito as coisas, lembrando que o relato não precisa ser escrito, você pode usar o gravador do celular, por exemplo, tendo em vista que isso vai ajudar a memorizar melhor o conteúdo.

Sempre faça e organize suas anotações. Grampeie ou cole as folhas e/ou cartões, faça também um cabeçalho com informações, com data e assunto.

3. Conheça o conteúdo da matéria que vai estudar

Sempre pesquise, e saiba de verdade o que está estudando, pois não faz sentido aprender algo, e não saber quais são as suas aplicações. Imagine aprender árabe, só de escutar uma frase desistiria, agora pesquise sobre a cultura árabe, sobre a parte econômica no que se refere ao petróleo, ou às oportunidades de trabalho, e bons salários que poderá ter, você terá gosto em aprender, o mesmo de aplica aos estudos, em uma matéria “chata” pode ter muita coisa legal em relação a sua história.

4. Organização

Tudo precisa estar pronto antes da hora de estudar, começando pelo cronograma de estudos semanal, caso não saiba criar, acesse o nosso post sobre como criar um cronograma de estudos, tenha os livros e apostilas organizados, além dos outros materiais, caso utilize algum canal do YouTube, procure as vídeoaulas previamente.

5. Local

Já falamos em outros artigos, só que vale relembrar, estude em lugares claros, com circulação de ar, limpo e organizado, sempre mantendo um copo ou garrafa de água por perto.

6. Resolva exercícios

Faça exercícios com base no que vai estudar, ou já estudou, isso vai te dimensionar em relação ao seu conhecimento sobre um tema, e por sua vez vai melhorar o seu aprendizado, e ficará mais fácil ter ideia do que você sabe, e o que precisa aprender.

Acesse o nosso Banco de Questões gratuito.

Como estudar de forma mais produtiva

7. Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas

Quem faz o seu conhecimento é você! O professor serve apenas como uma base, seja na escola ou no cursinho, não fique refém de que alguém precise te ensinar tudo sempre, cabe a ele explicar o básico da matéria, e tirar dúvidas, se você quer realmente aprender, então busque outras fontes!, na internet é possível encontrar muita coisa, basta ter paciência, sites como o "Brainly" auxiliam muito na hora que você precisa da resolução da questão.

8. Escreva para aprender

A tecnologia está nos fazendo mais preguiçosos, porém devemos tomar cuidado, só ler não vai fazer você aprender, escrever, sim, mas não copie folhas e folhas, apenas as partes realmente importantes, e para saber o que é importante, pesquisar sobre a matéria, ou anote o conteúdo de uma resumo simples.

9. Ensine para aprender

Desde que comecei o Projeto Agatha, aumentei bastante o meu conhecimento, o motivo foi simples, devido à necessidade de ensinar a outras pessoas (nos grupos do WhatsApp ou Telegram por exemplo), foi necessário aprender, ou muitas vezes descobrir que algo existia, outras vezes detinha o conhecimento, mas deveria conseguir um forma de passar ele de forma didática.

Caso não tenha ninguém para ensinar, tente ensinar a si mesmo, use um espelho e/ou grave um vídeo explicando o conteúdo, no início pode ser estranho e complicado, mas com o tempo isso ajuda muito, é claro, matérias como cálculo isso se torna um pouco mais complicado, mas realizar a mesma se explicando em voz alta como funciona o cálculo pode ajudar bastante.

10. Não está aprendendo?

Procure o erro, pode ser a falta de interesse, cansaço, falta de paciência por falta de sono, água, comida, não estude estressado, resolva os problemas pessoais, escute sua música preferida, como um pedaço de bolo, faça exercícios físicos, estude o conteúdo no outro dia. Outra dica importante é que cada matéria, cada tema, tem uma forma de estudar, a maioria exige interpretação de texto e lógica, talvez o problema esteja na leitura, ou na tentativa de aprender muito conteúdo de uma vez, mas lembrasse que cada matéria e/ou tema tem as suas especificidades.

11. Não desanime dos estudos

Com o tempo, é natural que isso aconteça. Então, sempre trace metas que você possa alcançar. Eu, por exemplo, tenho duas plaquinhas de PVC, em que coloco cartões com matérias, as metas em relação a cada um deles, só que são metas alcançáveis! Elas servem para me estimular, além lembrar-me dos meus objetivos, sempre vejo pessoas que não costumam estudar e querem ficar oito estudando, e por não ter o costume, ou por perder sono ou se alimentar mal, pode ter diversos problemas.

Além disso, não estude uma coisa só, seu cérebro vai se acostumar a aprender apenas isso, e, quando precisar aprender coisas de outra área do conhecimento, você terá problemas em aprender isso, sempre faça as revisões, principalmente dos temas em que você tem mais dificuldades, existem até aplicativos para que você agende a revisão da matéria.